DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA
A documentação ortodôntica é um conjunto de exames com finalidade diagnóstica em ortodontia. Ela é composta por radiografias (panorâmica, telerradiografia em norma lateral), fotografias intra e extra-bucais, modelos de estudo em gesso dos arcos dentários e análise cefalométrica. Através desses exames o ortodontista terá em mãos os dados necessários para formular um plano de tratamento, que muitas vezes envolve, também, procedimentos cirúrgicos de competência do cirurgião bucomaxilofacial.
FOTOS
As fotos extra-bucais ajudam, por exemplo, a detectar assimetrias, além de evidenciar o padrão facial do paciente. Essas informações são essenciais para o plano de tratamento ortodôntico e cirúrgico (este, quando for o caso). Essas fotos são úteis, também, no planejamento de próteses.
As fotos intra-bucais mostram com detalhes a oclusão do paciente, trazendo informações clínicas importantes. Servem como padrão de comparação “antes e depois” na conclusão de tratamentos ortodônticos e reabilitações protéticas.
ESCANEAMENTO INTRAORAL
O scanner intraoral é uma câmera que filma e digitaliza imagens 3D em alta resolução dos arcos dentários, de forma a produzir modelos virtuais dos dentes do paciente.
O escaneamento substitui a moldagem convencional e a necessidade de confecção (e consequente arquivamento físico) de modelos em gesso. Esse sistema é útil na confecção de próteses dentárias (é a primeira fase do sistema CAD/CAM) e no planejamento de vários tipos de tratamento.