Requisição de exame

TOMOGRAFIA OCLUSAL

A tomografia é o registro de secções do corpo humano. A tomografia computadorizada (TC) é um método de auxílio diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer uns dos três planos do espaço. A TC é classificada de acordo com o formato do feixe de raios X utilizado: tomografia computadorizada de feixe em leque (Tomografia Computadorizada Fan Beam) e tomografia computadorizada volumétrica de feixe cônico (Tomografia Computadorizada Cone Beam), que é a que utilizamos na Odontologia.

Na TC Fan Beam, também chamada de “médica”, as imagens são produzidas em “fatias” e os cortes são posteriormente reunidos na ordem e orientação corretas para a construção do volume. Já a TC Cone Beam, a utilizada na Odontologia, faz uma varredura, com uma única rotação de uma fonte de raios X. Um pistão sensor de raios X, fixo por um braço, gira em torno da cabeça do paciente de forma a adquirir muitas projeções simples ou base de imagens. Ou seja: em uma exposição única com o uso de um feixe em forma de cone, rotacionando em 360 graus, obtém-se uma imagem tridimensional do paciente na tela do computador, imagem que pode ser trabalhada, segmentada e analisada em qualquer plano ou incidência.

A TCCB é hoje empregada em várias especialidades odontológicas: Implantodontia, pois fornece com precisão e sem nenhum grau de ampliação medidas nos três planos do espaço; Ortodontia, para traçado cefalométrico em duas dimensões e três dimensões; Periodontia, para verificar fenestração óssea, altura de crista alveolar e lesão de furca; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para avaliar fraturas, dentes inclusos, tumores, localização e delimitação de áreas patológicas na cabeça e pescoço; Endodontia, para verificar canais acessórios e fraturas radiculares.